No decorrer de setembro os produtores de ovos absorveram queda de 5% sobre agosto último, enquanto alcançaram incremento expressivo de 27,5% sobre setembro do ano passado na comercialização do seu produto.
O produtor de milho, por sua vez, alcançou pequeno incremento de 0,9% sobre agosto último, enquanto absorveu queda de 9,4% sobre o praticado em setembro do ano passado.
Considerando os preços médios alcançados na comercialização de ambos os produtos, houve perda mensal de 5,8% no poder de compra do avicultor. Mesmo assim, pelo segundo mês consecutivo, segue apresentando melhor andamento que o verificado no mesmo período histórico dos últimos 12 anos.
No mês, foram necessárias 10,7 caixas de ovos para adquirir a tonelada do insumo, significando melhora significativa de 40,8% sobre setembro do ano passado quando o produtor teve que dispor de 15,1 caixas e ovos.
O acompanhamento realizado pelo Ovosite aponta que no histórico de setembro dos últimos 12 anos foram necessárias cerca de 12 caixas de ovos para adquirir a tonelada do cereal, significando que o avicultor obteve em setembro relação favorável de 12,1% no poder de compra.