No mês de novembro, enquanto os produtores de ovos absorveram queda mensal de 2,8% na comercialização da caixa de ovos brancos, os produtores de milho alcançaram reajuste de 2,6% na comercialização do grão. No entanto, a comparação com o mesmo mês do ano passado aponta resultado bem melhor para os avicultores, visto que o preço médio apresentou queda de apenas 4,5%, enquanto os produtores de milho absorveram queda significativa de 28,6% na comercialização do seu produto.
Considerando os preços alcançados na comercialização de ambos os produtos, mesmo absorvendo pequenas perdas por 5 meses consecutivos, o poder de compra do avicultor seguiu extremamente vantajoso em relação ao mesmo período do ano passado e o acompanhamento histórico.
No mês foram necessárias 7,1 caixas de ovos para adquirir a tonelada do insumo, indicando piora mensal de 5,3% no poder de compra, enquanto alcançou ganho expressivo de 33,9% sobre novembro do ano passado, quando o produtor teve que dispor de 9,5 caixas de ovos.
O acompanhamento realizado pelo Ovosite aponta que no histórico de novembro dos últimos 13 anos foram necessárias cerca de 12,5 caixas de ovos para adquirir a tonelada do cereal, significando que o avicultor obteve em novembro relação favorável de 76,2% em seu poder de compra.
O acumulado de janeiro a novembro aponta que enquanto os avicultores conquistaram evolução anual de 14,4% no preço de comercialização da caixa de ovos, os produtores de milho absorveram queda de 16,2% na venda da saca do grão. Com isso, houve melhora de 52,3% no poder de compra do avicultor em relação ao mesmo período do ano passado.