Ovo x Milho: relação de troca ainda foi extremamente prejudicial aos avicultores em outubro

Em outubro o preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou leve queda mensal de 0,8%, enquanto na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice foi positivo em expressivos 37,3%.

A saca de milho, por sua vez, apontou queda de 2% na comparação mensal enquanto em doze meses apresentou aumento próximo de 25%.

Os preços médios recebidos na comercialização de ambos os produtos indicam que houve ínfima melhora no poder de compra do avicultor que precisou vender 15,1 caixas de ovos para adquirir a tonelada do grão.

Mesmo assim, isso tem pouco significado diante do histórico do mês que aponta uma relação de 12,2 caixas para adquirir o milho, ou seja, o produtor de ovos teve que dispender quase 3 caixas de ovos a mais, significando que a relação ainda se encontra em alto patamar e muito prejudicial.

De toda forma, importante ressaltar que desde agosto a relação vem mostrando estabilidade em torno das 15 caixas por tonelada e, no bimestre setembro/outubro mostram melhor relação que a verificada no mesmo período do ano passado.

Por ora, nesse início de novembro, os preços de ambos os produtos indicam nova melhora na relação e uma necessidade de 14,5 caixas de ovos para adquirir o insumo. Isso porque a comercialização de ovos mostra evolução, enquanto o milho mostra cotação média abaixo dos R$90,00.

E isso pode significar uma das melhores relações de troca no ano para o produtor de ovos. Porém, ainda muito desfavorável em relação à média histórica.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp