O período do mês e os desdobramentos em relação às decisões do governo paulista para estancar o crescente números de infectados pelo vírus da Covid tem impactado fortemente o comércio de ovos em todos os elos da cadeia de negociação.
Com isso, os excedentes estão ganhando volumes na base de produção obrigando os produtores a ceder nas negociações para dar maior vazão ao produto, resultando em novas baixas nos fechamentos realizados com ovos brancos e vermelhos.
Com a nova baixa – 1ª da semana, 4ª do mês, 13ª do ano – o preço médio diário da caixa de ovos brancos retrocedeu para valor que representa apenas 3,8% de aumento sobre o recebido no mesmo período do ano passado. Já na comparação com o maior valor recebido no decorrer de março de 2020, a cotação passa a ser 2,7% inferior.
No curto prazo, a simples manutenção do preço médio diário recebido na comercialização da caixa de ovos brancos se igualará ao recebido no mesmo período do ano passado. Mas, infelizmente para os produtores, as condições presentes no mercado não indicam estabilidade.
Acompanhe as Edições de Dezembro: Revista do AviSite e Revista do Ovo