De acordo com dados do Cepea, em 2025, o país já importou do Brasil 28% a mais do que em todo período do ano passado.
As exportações brasileiras de ovos, tanto In natura quanto processados, atingiram 8,65 mil toneladas no primeiro trimestre de 2025. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e compilados e analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com o Cepea, um dos principais fatores que justificam o grande aumento nos embarques foi o surto de gripe aviária nos Estados Unidos. O país já importou, de janeiro a março, quantidade 28% superior que a exportada ao longo de todo o ano de 2024.
O volume comercializado da proteína representa um crescimento de 97% no comparativo com o mesmo período de 2024. O crescimento expressivo demonstra que o setor segue em ritmo acelerado no Brasil.
Os Estados Unidos já se tornaram o principal destino das exportações brasileiras de ovos. O surto de gripe aviária, que aumentou o preço do produto no mercado interno americano, torna pouco provável uma mudança de cenário, mesmo com o recente anúncio da aplicação de uma tarifa de 10% sobre os produtos brasileiros importados pelo país.