Embora não se tenha informações concretizadas sobre o custo de produção no decorrer de 2021, o preço das matérias-primas sugere que os prejuízos tomaram proporção ainda maior.
Levantamento realizado tendo como base o histórico do milho e sua participação no preço da ração administrada às aves, indica que os prejuízos se acumularam expressivamente no decorrer deste ano. Isso porque os produtores não conseguiram valorizar seu produto na mesma proporção do aumento dos custos.
E mesmo as estimativas para setembro, diante da retração no preço do milho que impacta em redução no custo de produção, são insuficientes para dar maior ânimo aos produtores que experimentam, também, redução nos preços de comercialização.
A relação entre o custo médio estimado no decorrer do ano extremamente superior ao valor recebido pelos produtores aponta que os avicultores se mantêm na atividade absorvendo enormes prejuízos. As estimativas levantadas sugerem que os preços recebidos podem ter sido até 17% inferiores ao custo de produção.