A última semana de outubro vai terminando em ambiente desajustado e com fechamentos diferenciados de acordo com a maior ou menor necessidade dos produtores em dar vazão à mercadoria. Mesmo assim, em geral, a comercialização na base de produção sustentou as cotações de referência nos negócios realizados com ovos brancos e vermelhos.
E isso impediu que a evolução diária do preço no atacado de São Paulo atingisse índices de evolução negativa ainda maiores. O acompanhamento realizado pelo Ovosite aponta que o preço médio diário se encontra 5,5% abaixo do recebido na abertura do mês, bem abaixo da média histórica dos últimos 13 anos que aponta para o período índice positivo 1% superior ao valor de abertura.
Houvesse acompanhado os índices alcançados na média histórica e no ano passado, o preço da caixa de ovos brancos estaria sendo comercializada por R$111,10 e R$132,30, respectivamente.
O gráfico aponta para uma tendência de recuperação das cotações antes mesmo do encerramento do mês. Entretanto, o mercado não sinaliza para essa possibilidade diante das disponibilidades existentes. Mesmo assim, a proximidade de novembro e antecipações motivadas pelo feriado de Finados podem tornar o ambiente mais movimentado e, com isso, os produtores passem a disputar melhores condições de comercialização.