No decorrer de maio o plantel de galinhas para produção de ovos brancos e vermelhos apresenta pequeno retrocesso mensal.
O plantel instalado (desconsiderados a mortalidade) alcança 126,9 milhões de cabeças e equivale a queda mensal próxima de 1%, significando o menor plantel produtivo do ano. E isso, aliado aos descartes das últimas semanas pode propiciar um mercado mais favorável aos produtores.
Concorre para essa possibilidade o fato de o mês apresentar alguns fatores que, em conjunto, podem tornar o mercado mais ajustado: recebimento da parcela do auxílio emergencial, recebimento dos salários, comemoração familiar do Dia das Mães, retorno parcial das aulas e merenda escolar e a reabertura parcial do comércio e restaurantes
Mas, independente das condições de mercado, os preços recebidos pelos produtores seguem muito abaixo do custo de produção, sendo necessário um esforço conjunto para melhorar as condições de comercialização e recuperar a saúde financeira das empresas, já bem debilitadas.
Acompanhe as Edições de Março: Revista do AviSite e Revista do Ovo