Acompanhamento realizado pelo OvoSite tendo como base os preços comercializados no varejo paulistano mostra que a valorização no preço dos ovos e a desvalorização da carne bovina e de frango tem contribuído para um menor volume de aquisição de ovos pelos consumidores no decorrer do primeiro trimestre.
Em março último, com o valor de aquisição de um kg de frango abatido o consumidor pôde adquirir apenas 0,9 dúzia de ovos, indicando perdas de 7,5% em relação a fevereiro último e de 18,7% sobre março do ano passado.
De toda forma, não é fato isolado, situação igual já foi verificada no segundo trimestre de 2020 e nos primeiros sete meses de 2018. Mesmo assim, se confirma quase 37% abaixo da 1,44 dúzia de ovos adquirida pelo consumidor em novembro de 2021.
O valor dispendido na aquisição de um kg de carne bovina de segunda permitiu ao consumidor adquirir cerca de 2,5 dúzias de ovos significando perdas de 9,3% em relação a fevereiro último e de 29% sobre março do ano passado.
No decorrer do primeiro trimestre com o valor de um kg de frango abatido os consumidores adquiriram apenas 0,97 dúzia de ovos, enquanto a migração da carne bovina para ovos permitiu uma aquisição de 2,77 dúzias.