A pesquisa diária efetuada pelo IEA de decorrer de abril indicou que o preço médio diário da caixa de ovos brancos apresentou bom andamento mesmo após o encerramento do período religioso da quaresma na primeira semana do mês.
O resultado foi um preço médio diário que apresentou evolução de 5,1% no decorrer do mês e um preço médio mensal que atingiu valorização de 21% sobre o alcançado no mesmo periodo do ano passado.
Um dos motivos da firmeza verificada nos preços do mercado doméstico é o aquecimento do comércio internacional de ovos causado pelo desabastecimento e preços em alta em diversos países afetados em seus plantéis produtivos pelo vírus da Influenza aviária.
O Brasil, com capacidade para atender essa demanda externa, tem priorizado o atendimento ao mercado interno que, entretanto, tem absorvido altas para ter a primazia do abastecimento. Nesse sentido, volume adicional também começa a ser destinado ao mercado externo. Entretanto, no decorrer do ano, os volumes de ovos embarcados são muito inferiores aos verificados no mesmo período dos últimos dois anos.