O mercado de ovos encerra a primeira quinzena sem mostrar o dinamismo esperado no comércio varejista tendo como resultado um preço médio diário estabilizado durante todo o período nos negócios realizados com ovos brancos e vermelhos junto aos avicultores.
Mesmo assim, nesse momento a estabilidade atual indica andamento melhor que verificado no histórico dos últimos 14 anos, enquanto no mesmo período do ano passado o preço se encontrava em declínio, mas ainda apresentando índice positivo no decorrer do mês.
O acompanhamento realizado pelo Ovosite indica que nesse mesmo período dos últimos 14 anos o preço médio atingiu involução média de 0,6%, enquanto no mesmo período do ano passado apresentava evolução de 1,8%.
O preço mais acessível em relação a outras proteínas tem permitido que a mercadoria continue girando, mesmo que de forma mais contida. Entretanto, embora o mercado se encontre calmo no momento, é possível que, gradativamente, os comerciantes comecem a pressionar por preços favorecidos. O histórico da segunda quinzena mostra que o momento normalmente é desfavorável aos avicultores.