Em matéria anterior o OvoSite comentava que embora o período da segunda quinzena se aproximasse, a redução no plantel produtivo com consequente ajustamento na disponibilidade de ovos, preços recebidos bem abaixo do custo de produção e a alta nos preços da carne de frango poderiam contribuir para uma migração da população ao consumo de ovos, gerando a possibilidade de melhores condições de comercialização aos Produtores.
Mas, não se esperava que tão rapidamente essa possibilidade se tornasse realidade. Isso aconteceu nos negócios realizados com ovos brancos e vermelhos no penúltimo dia de fechamentos da primeira quinzena.
O novo aumento – 1º da semana, 3º do mês, 23º do ano – elevou o preço médio diário da caixa de ovos brancos para valor que indica evolução de 8,3% sobre a abertura de julho. Por ora, se encontra no mesmo patamar máximo de junho último, mas ainda representa redução de 5,6% sobre o maior valor diário recebido no decorrer de 2021.
O cenário se mostra promissor e as disponibilidades ajustadas na base de produção podem propiciar novos reajustes se a demanda aumentar nos demais elos de comercialização.
Acompanhe as Edições de Junho: Revista do AviSite e Revista do Ovo