A reposição de mercadoria no último dia de negócios do segundo decêndio apresentou grande esmorecimento, com os compradores alegando baixo giro da mercadoria e a necessidade de realizar promoções para dar vazão ao produto. Com isso, pressionaram e conquistaram melhores condições de comercialização junto aos produtores de ovos brancos e vermelhos.
No mercado de ovos brancos, a queda – 1ª da semana e do mês, 15ª do ano – significou retração de 1,4% sobre a abertura da semana imediatamente anterior. Por ora, ainda significa valor 0,7% acima do recebido na abertura do mês e do mesmo dia de maio último, enquanto apresenta incremento de 21,9% sobre o mesmo período do ano passado. Foi a primeira baixa depois de quase dois meses. Nesse período, o preço obteve evolução de 7,6%, até sofrer a baixa atual.
O ambiente fragilizado deve continuar mostrando um comprador pressionando por melhores preços e, do outro lado, um produtor de ovos agindo de acordo com suas disponibilidades. De toda forma, a deterioração no comércio varejista deve pressionar todos os elos da cadeia de negociação.