O plantel de galinhas em produção no decorrer de janeiro apresenta nova elevação em relação ao mês anterior. Mesmo assim, ainda permanece em baixos patamares, considerando o volume de galinhas em produção nos últimos 12 meses.
O plantel instalado em janeiro (desconsiderando a mortalidade, descartes antecipados ou prolongamento de lotes) subiu para perto de 111,3 milhões de cabeças, mostrando pequeno incremento de 0,4% no mês, enquanto indica queda de 3,3% em comparação com janeiro do ano passado – volume próximo de 115 milhões – significando redução de 3,7 milhões de galinhas.
A segunda quinzena de dezembro último foi bem desfavorável aos produtores, com os excedentes de ovos em todos os setores de comercialização causando grande baixa nos preços significando, entre a abertura e encerramento do mês, retração superior a 12% nos fechamentos realizados.
E o início do ano abre em ambiente de negócios fragilizado pelo excesso de mercadoria. Com isso, se torna imperativo a realização de promoções para melhorar o giro de ovos no comércio varejista e, também, o setor ajustar o plantel à menor demanda do período. Somente assim, os preços poderão alcançar a sustentação almejada.