A Embrapa Suínos e Aves vem estabelecendo uma nova linha de pesquisa relacionada com o controle de pragas na avicultura. Inicialmente, os trabalhos vêm sendo focados no controle de cascudinhos e ácaros em sistemas de produção, respectivamente, de frango de corte e de postura. “A estratégia é o desenvolvimento de compostos associados, incluindo insumos biológicos, orgânicos, minerais e químicos que deverão ser utilizados em protocolos de controle integrado, envolvendo mecanismos físicos, mecânicos, cultural e sanitários”, diz o pesquisador Gilberto Schmidt, responsável pelos estudos.
O desenvolvimento de um ambiente virtual que possibilite a interação da pesquisa com setor produtivo foi um dos objetivos do projeto. Para tanto, a Embrapa Suínos e Aves desenvolveu uma plataforma denominada Avitec. “É um instrumento que se propõe a criar um ambiente de inovação tecnológica aberta, dinâmico, que possibilite o envolvimento de diversos atores do setor público e privado na discussão das tecnologias disponíveis, bem como as demandadas do setor produtivo por inovações disruptivas e incrementais, com o objetivo de ampliar e manter a capacidade competitiva da avicultura brasileira, bem como a sustentabilidade do setor frente aos desafios do mercado globalizado”, diz o pesquisador da Embrapa.
O ponto de partida foi o levantamento, compilação e organização das informações disponíveis, de fundamental importância na prospecção e priorização de demandas da cadeia produtiva de aves. O resultado foi a elaboração de um documento na forma de uma coletânea e uma página que aborda o impacto técnico, econômico e sanitário, além dos principais mecanismos de controle do cascudinho, disponível no endereço embrapa.br/suinos-e-aves/controle-de-pragas.
Para fazer parte da comunidade Avitec, basta acessar a página da Embrapa Suínos e Aves em embrapa.br/suinos-e-aves/rede-avitec/acesso e fazer o cadastro.