Na tentativa de conter a disseminação do vírus da Influenza Aviária e da Doença de Newcastle, o governo da Polonia introduziu a vacinação obrigatória para galinhas e perus em granjas comerciais e incubatórios.
O decreto, assinado no sábado pelo Ministro da Agricultura, Czesław Siekierski, é adotado após o país registrar 82 surtos de gripe aviária e 23 de Doença de Newcastle em granjas comerciais de frangos e de poedeiras.
O Ministério da Agricultura confirmou que 7,5 milhões de aves foram abatidas em granjas infectadas, com outros 4 milhões sendo sacrificados por precaução em 65 granjas vizinhas àquelas diretamente afetadas.
Os surtos devastaram as granjas avícolas, com casos de gripe aviária sendo registrados também surgindo em populações de aves selvagens. A doença de Newcastle, que afeta os sistemas respiratório, digestivo e nervoso das aves, mostrou-se igualmente grave, com 22 dos 23 casos relatados afetando granjas avícolas.
Em abril, a Comissão Europeia aprovou o plano de resposta a emergências de 13 pontos da Polônia, oferecendo uma alternativa às medidas de controle mais rigorosas determinadas a todos os países integrantes da UE.