Porto Alegre recebe Fórum Estratégico da Avicultura Brasil Sul

A Organização Avícola do Estado do RS (Asgav/Sipargs), a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) reuniram-se na sexta-feira (17) para mais uma etapa do encontro técnico setorial com as três entidades representativas de cada estado na região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O evento foi na sede da Asgav, em Porto Alegre, capital gaúcha, sendo a terceira fase dessa dinâmica de debates sobre temas de interesse dos envolvidos. O primeiro encontro foi em 10 de março de 2022, em Florianópolis, capital de Santa Catarina, e o segundo em 21 de julho do ano passado, em Curitiba, no Paraná. O objetivo foi tratar de termas de interesse comum aos três estados, como as ações contra a Influenza Aviária.

O presidente Executivo da O.A/RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, conduziu o encontro iniciando com o review dos temas discutidos nas etapas anteriores. Depois, o diálogo adentrou para os tópicos de interesse comum, como a segurança sanitária, abastecimento de grãos na região sul (milho e cereais de inverno), entre outros assuntos. “Estes momentos tratam de aspectos relevantes e convergentes entre os três estados, que juntos representam 65% da produção da avicultura nacional e uma média de 80% nas exportações”, comentou Santos.

Após as discussões da pauta, houve a participação especial do presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, que fez uma apresentação com o tema “Diálogo Setorial com ABPA – Principais preocupações e demandas da Avicultura Brasil Sul”. Santin mostrou aos dirigentes um panorama sobre a atual situação da avicultura nos estados sulinos, além de enfatizar os perigos da Influenza Aviária e as oportunidades no comércio exterior.

A Influenza Aviária foi uma das questões prioritárias e de máxima atenção, já que já se manifestou em aviários de países próximos ao Brasil. Neste quesito, as entidades da região Sul reforçaram o compromisso de intensificar a biosseguridade na avicultura comercial e na subsistência. Também ficou decidida a construção de um comunicado oficial assinado pelas três entidades como forma de reiterar a defesa sanitária e prevenção nas granjas da região Sul.

Participaram do encontro na sede da O.A/RS, representando a entidade gaúcha, o presidente do Conselho Diretivo, Nestor Freiberger, o conselheiro titular de Secretaria, Pedro Luis Utzig; representando o Sindiavipar, o presidente, Irineo da Costa Rodrigues, o diretor executivo, Inácio Kroetz, o secretário executivo, Roberto Kaefer, e o assessor jurídico, Paulo Sérgio Cândido; e representando a ACAV, o diretor executivo, Jorge Luiz de Lima.

Jantar

Antes de iniciar a pauta técnicas, um jantar especial de boas-vindas na quinta-feira (16) foi oferecido pela Asgav aos dirigentes e convidados. Estiveram presentes o senador Luis Carlos Heinze, o coordenador de relações políticas, João Seibel, que representou o secretário da Sedec, Ernani Polo, o secretário adjunto da Seapi, Márcio Madalena, o ex-secretário de irrigação, Rogério Porto e do sócio honorário da Asgav, Mário Penz Jr.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp