O Porto do Rio Grande, principal terminal do Rio Grande do Sul, está operando normalmente, informa a Portos RS, empresa pública que administra o sistema hidro portuário gaúcho. A informação difere da divulgada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na segunda-feira (6/5).
“Estivemos lá ontem (domingo), o porto está acima do nível [das águas] mas neste momento ele não está operando, estamos trabalhando para esperar a água baixar e ver qual foi o tamanho do dano causado”, afirmou Costa Filho, em evento no Rio.
Nesta terça-feira, a Portos RS informou que avalia diariamente a situação em Rio Grande, devido à possibilidade de cheia ao longo dos próximos dias. A meteorologia mantém alertas de inundação na região e áreas de maior risco estão sendo evacuadas.
A empresa Wilson Sons, que administra o Terminal de Contêineres (Tecon) Rio Grande informou que as atividades estão ocorrendo normalmente, incluindo operação dos navios, utilização do armazém, entrega e recebimento de cargas.
Já os terminais de Pelotas e de Porto Alegre permanecem paralisados por causa das fortes chuvas e inundações que atingem mais de 300 municípios gaúchos. A área do porto de Porto Alegre foi evacuada preventivamente na última quarta-feira (1/5), e os equipamentos essenciais foram elevados para minimizar danos e perdas. O porto de Pelotas chegou a operar com restrições no fim de semana, mas foi posteriormente fechado.