O Japão abateu quase 10 milhões de aves enquanto enfrenta um grande surto de gripe aviária, que ameaça colocar ainda mais pressão sobre a oferta de aves e aumentar o preço dos ovos.
Em um comunicado na terça-feira (10), o Ministério da Agricultura do país asiático disse que 9,98 milhões de animais foram mortos nesta temporada, superando o recorde anterior de 9,87 milhões que foram abatidos no ano fiscal de 2020, durante uma crise anterior de gripe aviária.
O último abate incluiu principalmente galinhas, bem como um pequeno número de patos e avestruzes, disse um funcionário do ministério.
A Federação Nacional de Associações de Cooperativas Agrícolas, conhecida como Zen-Noh, deu uma contagem mais alta, dizendo que aproximadamente 10,9 milhões de aves foram mortas na noite de terça-feira.
“Espera-se que a oferta de ovos de galinha diminua devido ao recente surto”, disse Zen-Noh, que faz parte de um grupo nacional da indústria agrícola. “Espera-se que o preço de mercado suba.”
A disseminação da gripe aviária já elevou os custos dos ovos em todo o mundo nos últimos meses. Nos Estados Unidos, os preços dos ovos superaram em muito o aumento de outros itens de mercearia no ano até novembro, já que o vírus reduziu os rebanhos de aves lá.
Este ano, o fornecimento de ovos dos EUA “permanecerá restrito” durante o primeiro trimestre, embora os lotes devam começar a repovoar mais rapidamente à medida que os riscos da gripe aviária forem contidos, de acordo com um relatório de perspectiva de 2023 do Rabobank.