Preços Agropecuários caem 2,31% em junho de 2023

Confirmando viés de baixa pela sexta semana consecutiva

O IqPR – índice que mede a variação de preços recebidos pela agropecuária paulista – fechou junho de 2023 em queda de 2,31%, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 

Todos os produtos que compõem o grupo de proteína animal: carnes bovina, de frango e suína, leite e ovos estão em queda há pelo menos três semanas seguidas. Dentre estes, os ovos destacam-se por apresentar redução de preço por um período de tempo mais longo; no entanto, no acumulado dos últimos 12 meses a variação permanece positiva (+29,85%). 

Em junho, as principais quedas foram observadas nos preços da banana-nanica (-12,05%), café (-9,53%), carne suína ( -9,11%), milho (-6,65%) e arroz (-5,75%). 

No período analisado, dos 17 produtos que compõem a cesta, apenas três sofreram reajuste positivo: batata (+9,51%), laranja para indústria (+6,14%) e amendoim (+0,85%). 

Acumulados dos últimos 12 meses 

De junho de 2022 a junho de 2023, o IqPR apresentou reajuste negativo meses (-3,51%). Nesse intervalo, nove produtos tiveram reajustes positivos e oito apresentaram quedas. O IqPR variou negativamente em 7 dos 12 meses analisados. No que se refere ao indicador de produtos de origem vegetal, as quedas acumuladas do milho (-39,93%), soja (-32,48%) e café (-28,38%) se destacaram no período em análise. Para os produtos de origem animal, sobressaíram as variações negativas da carne bovina (-20,31%) e da carne de frango (-12,82%).

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp