A Prefeitura de Wakayama, no Japão começou a abater 46.000 frangos nesta quarta-feira (30) em meio ao segundo surto local de gripe aviária neste outono, informou a mídia japonesa.
As suspeitas do surto da doença surgiram na terça-feira, quando várias galinhas mortas foram encontradas em uma granja local, segundo a agência de notícias Kyodo . Uma análise genética confirmou a presença de uma cepa altamente patogênica da gripe aviária nas aves mortas , de acordo com a mídia.
Uma quarentena foi introduzida para o transporte de galinhas e ovos em um raio de 3 quilômetros (1,8 milhas) ao redor do epicentro da infecção. Além disso, o trânsito de galinhas e ovos fora da zona de 10 quilômetros também é proibida, informou o veículo.
Este é o segundo surto de gripe aviária na província de Wakayama nesta temporada.
O primeiro surto da doença foi registrado no parque temático Adventure World localizado na cidade turística de Shirahama em 11 de novembro , quando um teste genético confirmou a presença de gripe aviária em patos e emas mortos no zoológico.
Neste outono, o Japão registrou surtos de gripe aviária nas prefeituras de Okayama , Kagawa, Miyagi, Aomori , bem como na ilha de Hokkaido. No total, cerca de 2,6 milhões de aves foram abatidas no país desde o primeiro surto da temporada em 28 de outubro .
A gripe aviária é um vírus altamente contagioso que pode causar gripe em aves e resultar em sua morte. No período do outono de 2020 à primavera de 2021, o Japão sofreu o maior surto de gripe aviária da história do país. O vírus afetou mais de um terço das prefeituras do país, com cerca de 10 milhões de frangos abatidos em mais de 50 granjas.