Na ocasião foi abordado o recente caso de Influenza Aviária e seus desdobramentos.
Na tarde de terça-feira, 01 de julho, o presidente executivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, ministrou palestra sobre o caso de gripe aviária no Estado, em reunião do Conselho da Agroindústria (Conagro), na sede da Federação das Indústrias do RS (FIERGS), em Porto Alegre/RS.
Durante sua apresentação, Santos abordou as estratégias no enfrentamento à Influenza Aviária, registrada em maio deste ano na cidade de Montenegro, a importância da biosseguridade, da retomada das exportações avícolas e a responsabilidade socioeconômica da avicultura gaúcha, que é a terceira maior produtora e exportadora de carne de frango e a maior exportadora de ovos do país.
“A avicultura gaúcha tem enfrentado os desafios com responsabilidade e união. Reforçamos a importância da biosseguridade e da atuação coordenada entre setor produtivo e autoridades sanitárias para preservar nossa produção. A retomada das exportações avícolas é essencial não apenas para a economia do Rio Grande do Sul, mas também para manter a credibilidade do Brasil nos mercados internacionais”, reforçou o dirigente.
Na ocasião, o presidente da Asgav registrou e agradeceu o apoio da FIERGS e Conagro junto ao Ministério da Agricultura e Ministério de Relações Exteriores, no intuito de reforçar e intensificar as negociações de retomada das exportações avícolas gaúchas para os mercados que mantém restrições em detrimento ao caso de I.A. já encerrado.
Essa atuação integrada evidencia o papel estratégico da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs) na defesa dos interesses da avicultura e na construção de soluções que garantam a continuidade e a competitividade do setor.