Nesta semana (26-28 de julho), as Nações Unidas acolhem em Roma a Pré-Cúpula da Cúpula de Sistemas Alimentares, que tem como objetivo “despertar o mundo” para a necessidade de trabalhar coletivamente em relação à forma como produzimos, consumimos e entendemos os alimentos. A Cúpula também é uma parte fundamental da Década de Ação em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.
A cúpula está focada na “constelação de atividades” envolvidas na produção, processamento, transporte e consumo de alimentos, que a ONU afirma afetar todos os aspectos da existência humana.
Sendo a avicultura um aliado fundamental na busca da segurança alimentar global sustentável, o Conselho Internacional de Aves (IPC, na sigla em inglês) assinou uma declaração liderada pelo setor pecuário global que descreve como eventos como a Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas podem apresentar propostas positivas e produtivas que podem reacender os esforços para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Esta declaração corresponde perfeitamente ao que está contido na Declaração de São Paulo, assinada com a FAO em agosto de 2019, e destaca mais uma vez como o desenvolvimento dos sistemas alimentares não pode ignorar o envolvimento do setor pecuário – e da avicultura em particular – à luz do seu papel fundamental no fornecimento de proteínas de alta qualidade e o notável progresso alcançado no campo da sustentabilidade.
Clique aqui