De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de ovos na Bahia bateu a marca de 20,8 milhões de dúzias no segundo trimestre de 2023, a maior desde 1987.
Segundo a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o governo do estado investiu mais de R$ 67 milhões na avicultura baiana.
Por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, aproximadamente, sete mil famílias foram beneficiadas.
Segundo a CAR, as ações incluem a implantação de entrepostos de ovos, a criação de aviários equipados com tecnologia e serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) para garantir o manejo adequado das aves.
A Associação Quilombola do Engenho Novo, localizada em Cachoeira, é um exemplo do impacto positivo desses investimentos na produção de ovos. Antes do apoio da CAR, as famílias tinham apenas algumas galinhas.
Com o suporte, a Associação expandiu suas operações, construindo galinheiros e recebendo assistência técnica para cuidar das aves. Elenilton Farias, presidente da Associação, compartilha sua experiência: “Com o apoio da CAR, cheguei a ter 400 galinhas. Aprendemos a cuidar delas, cercamos os galinheiros e agora temos renda com a criação. Vendemos ovos e até as mesmas galinhas”.
Em Pitandas, a construção de um entreposto para embalagem, classificação e comercialização de ovos da Cooperativa de Produtores de Aves e Suínos de Pintadas (Coopaves) traz novas perspectivas para a região.
Esse entreposto terá a capacidade de processar 3.600 ovos por dia e trabalhar mais renda e qualidade de vida para as famílias agricultoras da região.
Lenildo Rios, diretor-presidente da Coopaves, enfatiza a importância deste empreendimento. “A chegada desse entreposto agrega valor à produção, atendendo às legislações vigentes. Hoje, a minha renda vem da galinha caipira, é um investimento que dá certo, é promissor e gera renda”.
s projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela CAR são cofinanciados pelo Banco Mundial e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), respectivamente.
Comercialização
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional informou ainda que para alcançar tanto os mercados institucionais quanto os convencionais, parecerias foram realizadas com Consórcios Públicos Intermunicipais. Com isso, certificações do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foram promovidas em todo o estado.
Em Araçás, o entreposto de beneficiamento de ovos da Granja Santa Helena também tem motivo para comemorar.
O Selo de Inspeção Municipal (SIM) permitiu que a granja oferecesse produtos de qualidade com garantia de segurança sanitária. Juliano Lefundes, administrador do projeto, ressalta a importância do selo.
“O Selo nos tira de uma condição irregular e nos permite oferecer a garantia de que nossos produtos são de qualidade e possuem segurança sanitária. Atendemos aos requisitos de higiene em toda a cadeia do ovo, desde a produção até a embalagem e transporte”.