“Produção intensiva é a responsável pela Influenza Aviária, não as aves selvagens…”

Aguardam-se as contestações. Em Editorial publicado na edição da semana passada da Science Magazine, Thijs Kuiken e Ruth L. Cromie refutam a tese, mundialmente aceita, de que é a degradação do meio ambiente a responsável pelo aumento dos casos de Influenza Aviária: afirmam que a causa está na produção animal intensiva e ressaltam que a crescente produção e o comércio mundial de animais representam uma ameaça crescente de doenças infecciosas para a vida selvagem.

Para ilustrar, lembram que nos últimos 50 anos a população de aves cresceu, globalmente, 6,1 vezes – de 5,71 para 35,07 bilhões; a de suínos , 1,7 vezes – de 547,17 para 952,63 milhões; e a de bovinos, 1,4 vezes – de 1,08 para 1,53 bilhão. E concluem que “essas grandes populações de animais, conectadas através do comércio, formam reservatórios onde doenças infecciosas podem evoluir e se espalhar para a vida selvagem, ocasionalmente com consequências devastadoras”.

Citam alguns casos específicos, como a peste dos pequenos ruminantes e a peste suína africana. Mas, parece, isso não se aplica à Influenza Aviária que, tem sido amplamente demonstrado, se manifesta em maior escala nos períodos de migração das aves selvagens, subvertendo até os melhores esquemas de biossegurança.

Podem não estar errados ao afirmar que o vírus de alta patogenicidade da Influenza Aviária (HPAI, na sigla em inglês) se originou em aves de criação intensiva. Mas se isso de fato ocorreu (probabilidade remota) foi há muito tempo e, hoje, grande parte (senão a maior parte) das aves silvestres é portadora – de forma assintomática, em várias espécies – do vírus. Assim, não será reduzindo a criação intensiva – como defendem muitos ecologistas – que o problema será resolvido.

Clique aqui para conhecer melhor o que diz o Editorial da Science Magazine.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

mundo01

Giordano Global: uma nova era de inovação e crescimento

A transformação da Gi-Ovo em Giordano Global não apenas redefine a identidade corporativa, mas também promete uma resposta global para as demandas crescentes do setor avícola. Página 10.

mundo02

Ponte para o futuro

Simpósio Brasil Sul de Avicultura e 15ª Poultry Fair debatem os avanços essenciais para a avicultura brasileira. Página 12.

mundo03

Abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de genética avícola alcançaram em novembro 2,321 mil toneladas. Página 17.

mundo04

O legado de Munir Aboissa

Descubra como Munir Aboissa transformou sua paixão e visão em uma das empresas líderes no mercado de commodities agrícolas da América Latina. Página 16.

mundo05

A importância do uso do NIRS na produção animal

Uma maneira de avaliar as amostras de matérias-primas com rapidez e eficiência é através do uso do NIRS (Near Infrared Spectroscopy). Página 20.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp