Acelerar o consumo médio global de ovos de 165 para 365 ovos per capita nos próximos 10 anos é o objetivo do projeto Vision 365 do IEC (Comissão Internacional de Ovos, da sigla em inglês com sede em Londres /UK e que congrega em torno de 70 países membros). Conforme o projeto, o ovo gera mais de quatro milhões de empregos no mundo, incluindo desde os pequenos produtores até os grandes players da indústria. A iniciativa internacional conta com a participação institucional da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Programa Ovos RS, que são membros da World Egg Organisation (WEO) e IEC. A Asgav e o Programa Ovos RS são apoiadores da proposta que visa aumentar o consumo de ovos e paralelemente o desenvolvimento econômico e social que o setor gera.
O presidente executivo da Asgav e coordenador do Programa Ovos RS, José Eduardo dos Santos, disse que a entidade está totalmente alinhada com o conceito da IEC, o qual evidencia que o ovo é um alimento saudável, nutritivo, sustentável e capaz de combater a desnutrição e reduzir a pobreza por meio da geração de empregos. “O Projeto Vision 365 cumpre ativamente as metas do desenvolvimento de sustentabilidade da ONU para 2030, além de ter o objetivo de criar mais dois milhões de postos de trabalho”, comenta.
José Eduardo dos Santos
O dirigente reforça, no entanto, a necessidade do Brasil estar inserido de forma efetiva neste projeto. “O País produz aproximadamente 56 bilhões de ovos por ano e não exporta 1% do total, o que demonstra que temos que avançar, e muito, no consumo interno e também no mercado internacional”, enfatizou.
O Brasil é o quinto maior produtor de ovos, junto com México e Rússia, responsável por 3% da produção mundial, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O consumo nacional é de 251 ovos por habitante ao ano.
“Esta proposta de ampliar a média mundial do consumo de ovos para 365 ovos habitante/ano, nos revela a preocupação de potenciais países produtores com o aumento mundial da produção de ovos e, que ações efetivas e arrojadas precisam ser efetivadas para alavancar o consumo”, conclui Santos.
O Rio Grande do Sul é o quinto maior produtor de ovos do Brasil e o segundo maior exportador, abastecendo países como Japão, regiões do Oriente Médio, México e Chile. O Estado produz 3,8 bilhões de ovos por ano para atender o mercado. O plantel gaúcho tem em torno de 12 milhões de aves poedeiras.
Assista o vídeo de lançamento do Projeto Vision 365 que a Asgav está disponibilizando com legenda em português: aqui