Os sistemas alternativos de produção estão expansão mundo, impulsionados pelo aumento do interesse em garantir o bem-estar animal e maior produtividade. Essas abordagens buscam criar ambientes que aprimorem a qualidade de vida das aves, permitindo a expressão de seus comportamentos naturais e oferecendo um espaço mais amplo para exploração.
O trabalho foi desenvolvido por Alexander de Almeida e Debora Duarte Moraleco, da Universidade Federal da Grande Dourados, Heloisa Pagnussatt, Jean Kaique Valentim e Arele Arlindo Calderano, da Universidade Federal de Viçosa – Departamento de Zootecnia, e Fernanda Nunes Albernaz Silva, Marcos Vinícius Martins Morais e Heder José D’Avila Lima, da Universidade Federal de Mato Grosso – Faculdade de Ciências Agrárias.
Apesar do crescimento desses sistemas alternativos, questões como a densidade de aves, ainda demandam discussões, pois é crucial determinar a quantidade adequada de aves para garantir o bem-estar, o desempenho otimizado e, consequentemente, a rentabilidade, especialmente em climas quentes, onde a temperatura apresenta desafios adicionais para as aves. O objetivo do presente estudo tem como propósito avaliar a criação de galinhas poedeiras em sistemas de piso em diferentes densidades, avaliando sua influência a qualidade dos ovos.
Veja abaixo o trabalho na íntegra.