O Instituto EducaMar gerou um alerta devido à quantidade de pinguins que apareceram mortos nas praias do Extremo Sul nesta última nessa feira, dia 8. É que a quantidade superou o dobro do que era esperado e a causa das mortes pode estar relacionada com a gripe aviária.
De acordo com o Instituto, centenas de pinguins e algumas outras espécies apareceram mortos nas praias do Extremo Sul Catarinense. Nesta época do ano é relativamente comum esses animais aparecerem mortos, principalmente bandos de Pinguins-de-Magalhães.
Mas a quantidade encontrada gerou um alerta e pode estar relacionada com a Gripe Aviária, tendo em vista que o vírus está presente em aves livres da região. “Devemos considerar estes animais mortos como potencialmente contaminados”, anunciou a Instituição em nota.
Nas redes sociais, o EducaMar orienta que, em caso de encontrar alguma ave marinha morta na beira-mar, não seja realizada a aproximação ou contato, esteja o animal vivo ou morto.
Nos próximos dias, as instituições competentes vão divulgar resultados de exames que podem confirmar se estas mortes foram ou não causadas pela gripe.
A instituição Educamar executa o monitoramento de praias nos trechos de Araranguá a Passo de Torres. O PMP-BP é um projeto voluntário e é a instituição licenciada para o desenvolvimento de pesquisa e monitoramento de animais marinhos.
Nota do AviSite: nos dois últimos casos de IAAP confirmados em Santa Catarina, nos municípios de São Francisco do Sul (litoral norte) e Laguna (litoral sul) está envolvido, pela primeira vez, exatamente o Pinguim de Magalhães (sphenicus magellanicus).