O Rabobank divulgou ontem, segunda-feira, um mapeamento internacional, conduzido por Nan-Dirk Mulder, estrategista global de proteína animal, que analisa o mercado global de aves.
De acordo com o estudo, os fluxos de comércio mudaram de forma significativa desde a última edição do relatório, realizada em 2018, devido ao crescimento mais lento do mercado, mais restrições comerciais, maior volatilidade, entre outros fatores.
O relatório aponta que o mercado global de aves movimenta mais de 32 milhões de dólares, sendo dominado pelos seguintes países e regiões: Brasil, Estados Unidos, União Europeia, Tailândia e China.
Segundo apontamento, desde o último mapeamento, realizado em 2018, o mercado de aves sofreu com disrupções como a pandemia de Covid-19, a influenza aviária e a gripe suína africana. Além disso, questões geopolíticas como a Guerra na Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio também influenciaram o comércio avícola.
Os principais importadores de frango são a China, o Japão, o Reino Unido, o México e a Arábia Saudita. Para os próximos anos, o banco espera que o comércio global cresça de forma lenta.