O Rabobank divulgou o relatório de fevereiro sobre o mercado de grãos e oleaginosas, o Brazilian G&O Monthly Update. O estudo realizado pela Marcela Marini, analista de Grãos e Oleaginosas do Rabobank, revela que os os preços da soja brasileira permaneceram praticamente inalterados em relação a maio.
Confira abaixo os destaques:
Em junho, os preços da soja brasileira permaneceram praticamente inalterados em relação ao mês anterior.
Os preços agrícolas do milho em junho foram 17% mais baixos do que no mês anterior. O declínio foi atribuído às condições favoráveis da safrinha, a um real mais forte e a um caso relatado de gripe aviária no Brasil.
Em maio de 2025, as exportações brasileiras de soja atingiram 14,1 milhões de toneladas métricas, 8% abaixo do mês anterior. No acumulado do ano, as exportações estão 3% acima do ano passado. Apesar da batalha entre os EUA e a China sobre as tarifas, o crescimento das exportações foi modesto no primeiro semestre de 2025.
Em maio de 2025, as exportações de milho totalizaram 0,04 milhão de toneladas métricas, 78% abaixo do mês anterior. No acumulado do ano, as exportações de milho estão 18% abaixo do nível do ano passado.
As excelentes condições climáticas aumentaram a produtividade nas principais regiões produtoras de safrinha. Apesar das preocupações durante o plantio, as chuvas abundantes aumentaram o potencial de produção.