De acordo com um resumo de webinar da IEC , Mulder começou descrevendo as mudanças no mercado global experimentadas pela indústria de ovos em 2021, destacando fatores disruptivos, incluindo COVID-19, preços de ração e gripe aviária. Apesar desses desafios, Mulder espera uma recuperação estável em 2022.
O principal desafio do setor global de ovos, de acordo com o resumo da IEC, continua sendo a pandemia de COVID-19 em andamento.
“É muito sobre gerenciar a volatilidade no mercado, então, se você olhar para 2022, espere do lado do mercado que haja uma recuperação econômica acidentada”, disse Mulder aos participantes do webinar. “O COVID-19 ainda estará lá. e pode criar volatilidade nos mercados.”
2021 foi um ano globalmente difícil e para o próximo ano vemos alguma recuperação em linha
A lista de previsões de longo prazo de Mulder para os impactos do COVID-19 nos investimentos incluiu redução do mercado de perecíveis, aumento online na distribuição de alimentos, continuidade do trabalho remoto e mais foco no varejo local. As interrupções trabalhistas continuam a afetar a distribuição.
Mulder aponta que os custos de alimentação continuarão altos, já que os níveis globais de estoques permanecem baixos. O trigo parece ser a fonte de alimentação mais preocupante para 2022, disse ele.
A gripe aviária (IA) também continua a atrapalhar o setor de ovos em todo o mundo, com novos casos recentes surgindo na Europa, nordeste da Ásia e sudeste da Ásia.
Apesar desses fatores, Mulder oferece uma perspectiva surpreendentemente positiva para o futuro da indústria global de ovos, afirma o resumo da IEC.
“Posso estar otimista sobre as perspectivas do mercado para 2022, onde acho que o crescimento do mercado provavelmente será mais rápido que o crescimento da oferta – isso pode sustentar preços e margens nos mercados globais”, disse Mulder em conclusão.