Purely Organic é a primeira marca de ovos orgânicos no Reino Unido a ser certificada como “carbono neutra” pela Carbon Trust, anunciou em comunicado à imprensa a Noble Foods, principal fornecedora de ovos in natura para os grandes varejistas do Reino Unido. .
A Noble Foods informou que investiu tempo e recursos significativos no processo de certificação, trabalhando com toda a base de produtores Purely Organic para obter o credenciamento da Carbon Trust, um parceiro especializado em ajudar as empresas a descarbonizar.
“Em geral, produtores e consumidores concordam que a sustentabilidade é extremamente importante”, disse Glenn Evans, gerente de meio ambiente, saúde e segurança do Grupo Noble Foods. . A Purely Organic foi a escolha natural para ser certificada como neutra em carbono, porque já possui fortes credenciais ambientais.”
“Apesar disso, obter nossa certificação foi um processo desafiador”, continuou Evans. “Na granja, a ração representa cerca de 71% de todas as emissões de carbono e, portanto, é importante garantir que quaisquer iniciativas de redução de carbono levem em consideração as entradas de matérias-primas da ração. Com incertezas na cadeia de suprimentos e custos crescentes, sem dúvida serão necessários mais passos para que continuemos a focar nessa importante área. Estamos comprometidos em evoluir nossas iniciativas de redução de carbono e apoiar os produtores puramente orgânicos, à medida que continuamos nos esforçando por mais mudanças impactantes em todo o portfólio da Noble Foods.”
Durante a aprovação do projeto de um ano, a The Carbon Trust avaliou as emissões de CO2 produzidas em cada uma das 13 granjas “Puramente Orgânicas”, incluindo toda a sua cadeia de suprimentos – desde a criação de frangas até o descarte da embalagem de celulose pelo consumidor. Cada fazenda recebeu uma pegada de carbono única que foi coletada medindo o consumo de vários componentes, incluindo ração, combustível e transporte, fornecendo um indicador holístico da eficiência das operações de cada granja. Este total de carbono combinado foi compensado pelo aproveitamento da energia eólica.
Em um esforço que envolve toda a empresa para reduzir ainda mais a pegada de carbono, a Noble Foods também vem testando fontes alternativas de ração, incluindo leguminosas cultivadas localmente em fazendas do Reino Unido.
Tornar-se neutro em carbono é um dos muitos passos que a Purley Organic espera dar, com pesquisa e desenvolvimento já em andamento para entender outras iniciativas ambientais a serem adotadas pela marca.