Relatório global indica tendência decrescente de uso de antimicrobianos na produção animal

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) publicou recentemente seu Quinto Relatório Anual da OIE sobre Agentes Antimicrobianos para Uso em Animais. Como resultado dos enormes esforços dos membros da OIE, bem como de não membros, o relatório atende à necessidade global de compreender melhor a situação do uso de antimicrobianos no setor animal e interpretar melhor a resistência antimicrobiana.

O Quinto Relatório fornece detalhes sobre o uso global de agentes antimicrobianos ajustados para biomassa animal para 2017 e interpreta os resultados gerais da quinta coleta anual de dados sobre o uso de agentes antimicrobianos em animais, incluindo uma análise global e regional e, pela primeira vez, as tendências nas quantidades antimicrobianas destinadas ao uso ao longo do tempo.



Tendências globais de 2015 a 2017

Estreando no Quinto Relatório, a tendência de 2015 a 2017 nos dados globais de uso de antimicrobianos está incluída no relatório. Esta nova seção apresenta a análise de dados de 69 países sobre o mg / kg global destinado ao uso e por classes de antimicrobianos. Globalmente, uma diminuição geral nas quantidades de antimicrobianos foi observada com uma redução de 34% de mg / kg de 2015 a 2017, indicando uma tendência positiva ao longo do tempo no uso mais prudente e responsável de antimicrobianos no setor de saúde animal.

Este é um acréscimo importante à análise anual do banco de dados porque destaca a dedicação contínua de nossos membros e não membros à coleta robusta de dados e o compromisso da OIE em continuar a avaliação das tendências ao longo do tempo para melhorar nossa compreensão do uso de antimicrobianos e promover mudanças de comportamento para garantir uso prudente e responsável.

Cinco anos de coleta de dados

O Quinto Relatório marca cinco anos de estreita colaboração entre a OIE e nossos membros e não membros para coletar dados cada vez mais detalhados. Um total recorde de 160 países forneceram dados ao banco de dados, incluindo 133 países que forneceram dados quantitativos de qualidade cada vez mais detalhada. O quinto ano de coleta de dados também marca o maior número de países que foram capazes de fornecer dados usando a Opção de Relatório 3, que é o nível mais detalhado de dados sobre as quantidades de agentes antimicrobianos.

Esse progresso demonstra o envolvimento continuamente maior dos países que participam da coleta de dados e a capacidade de coletar e medir as tendências nacionais. Os países aprimoraram sua metodologia para calcular as quantidades de antimicrobianos com a ajuda de uma ferramenta de cálculo do Excel desenvolvida para superar as barreiras técnicas. Esse progresso contribui para a construção de um banco de dados OIE robusto sobre agentes antimicrobianos destinados ao uso em animais.

Futuros desenvolvimentos

A OIE está atualmente desenvolvendo um sistema de TI interativo e automatizado, que fornecerá aos países acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, para revisar, analisar e usar seus dados nacionais, enquanto permite que a OIE cumpra seu compromisso de fornecer análises de dados globais ao público.

Essas informações podem ajudar os Membros na gestão de riscos a avaliar a eficácia de seus regulamentos e esforços para otimizar o uso de antimicrobianos e estratégias de mitigação, de acordo com o Capítulo 6.9. do Código Sanitário para Animais Terrestres e Capítulo 6.3. do Código Sanitário de Animais Aquáticos e as recomendações da Lista de Agentes Antimicrobianos de Importância Veterinária da OIE.

A Organização espera continuar a trabalhar com seus membros e não membros para fortalecer a capacidade nacional de monitorar e regulamentar o uso de antimicrobianos e melhorar a conscientização global sobre a resistência antimicrobiana por meio do banco de dados global OIE AMU.

Este trabalho foi possível com a assistência financeira do Fundo Fleming, financiado pelo governo do Reino Unido.

Clique aqui para acessar a íntegra do Quinto Relatório.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

mundo01

Giordano Global: uma nova era de inovação e crescimento

A transformação da Gi-Ovo em Giordano Global não apenas redefine a identidade corporativa, mas também promete uma resposta global para as demandas crescentes do setor avícola. Página 10.

mundo02

Ponte para o futuro

Simpósio Brasil Sul de Avicultura e 15ª Poultry Fair debatem os avanços essenciais para a avicultura brasileira. Página 12.

mundo03

Abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de genética avícola alcançaram em novembro 2,321 mil toneladas. Página 17.

mundo04

O legado de Munir Aboissa

Descubra como Munir Aboissa transformou sua paixão e visão em uma das empresas líderes no mercado de commodities agrícolas da América Latina. Página 16.

mundo05

A importância do uso do NIRS na produção animal

Uma maneira de avaliar as amostras de matérias-primas com rapidez e eficiência é através do uso do NIRS (Near Infrared Spectroscopy). Página 20.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp