Queridinho na mesa da família brasileira, os ovos foram, durante muito tempo, vistos como vilão na dieta da população, sendo erroneamente associado ao colesterol. Até hoje muitos mitos ainda rondam esse alimento, e uma dessas crenças se refere à cor da casca do ovo. Mas afinal, a cor do ovo influencia no seu valor nutricional? A cor dos ovos de galinha não interfere em seu sabor, qualidade ou valor nutricional. Sua cor está ligada a questões genéticas. A formação da casca e sua pigmentação é um processo independente do seu conteúdo interno.
De fato, é possível saber ou deduzir a cor da casca do ovo a partir da raça da galinha. De acordo com estudos, galinhas vermelhas/marrons tendem a pôr ovos de casca escura, em tons acastanhados. Na realidade todos os ovos em essência são brancos, a casca dos ovos de galinha é composta de carbonato de cálcio, um cristal de cor branca, devido a isso, todos os ovos são brancos a princípio.
A mudança de cor acontece no momento que ele está passando pelo oviduto – órgão de estrutura tubular que liga o ovário da ave à cloaca, que é a cavidade por onde sai o ovo – e é imerso em uma substância lubrificante que facilita a saída e colore o ovo, e no caso de aves que possuem maiores concentrações desse líquido os ovos saem vermelhos.
Autora:
Rebeca Horn Vasconcelos, zootecnista da Tijuca Alimentos.
O artigo na íntegra está disponível na edição 71 da Revista do OvoSite, a partir da página 40.