Ao longo de 35 anos a Mantiqueira Brasil vem se adaptando as novas tecnologias, novos conceitos de sustentabilidade no agronegócio, investiu pesado em bem-estar animal e defende, acima de qualquer pressão de mercado, as demandas do consumidor e a forma mais humana de produzir. Foi assim, olhando sempre para a frente que a empresa, liderada por Leandro Pinto, vem colocando o Brasil no mapa mundial da produção e consumo de ovos frescos.
Considerada líder no segmento da avicultura de postura na América do Sul, sempre investiu em termos de qualidade, inovação e tecnologia. Em bem-estar animal a Mantiqueira se destaca, através do compromisso de bem-estar animal firmado em 2020, com projeção de chegar a 2,5 milhões de galinhas livres de gaiolas até 2025. Atualmente a empresa conta com um plantel de 14 milhões de aves, sendo 1,1 milhões livres de gaiolas, distribuídas em 9 unidades operacionais.
Ao todo, os investimentos ultrapassam R$ 150 milhões, sendo este o principal aporte já realizado no sistema cage-free e de bem-estar animal no Brasil. O valor foi distribuído em cinco unidades produtoras: Cabrália Paulista, Lorena, Descalvado, Francisco Beltrão e recentemente Santa Catarina.
A empresa está presente em seis estados brasileiros, nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. São 9 unidades produtoras nos estados de Minas Gerais (MG), Mato Grosso (MT), São Paulo (SP), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC) com distribuição no mercado nacional e internacional, principalmente Oriente Médio, África e Ásia.
DNA pioneiro
Com os Relatórios de Sustentabilidade, lançados em 2021 e 2022, a Mantiqueira Brasil forneceu ao mercado o primeiro relato de desempenho ESG (sigla em inglês Environmental, Social and Governance) de uma empresa de avicultura de postura nacional.
Além disso, vem investindo na recomposição e preservação de 33 nascentes do Rio Verde, por meio do Projeto Produtor de Água, com aportes que somarão R$ 1 milhão ao longo de todo o projeto.
Coração da Mantiqueira
Leandro é empresário da avicultura desde 1987, quando iniciou as atividades da Mantiqueira Brasil com 30 mil aves, no município de Itanhandu (MG). Transformou a Mantiqueira Brasil em pioneira na produção automatizada de ovos da América do Sul, em 2019 lançou o N.OVO, primeiro substituto plant based do ovo e que agora, conta com linha de maioneses e congelados.
Foi pioneiro ao anunciar o maior compromisso de bem-estar animal da avicultura brasileira ao se comprometer em não construir mais nenhuma nova unidade no sistema de gaiolas e ter, até 2025, 2,5 milhões de galinhas livres.
Para comemorar os 35 anos da Mantiqueira, realizados no dia 30 de outubro, Leandro Pinto conversou com a Revista do OvoSite e falou um pouco sobre este processo de desenvolvimento, os desafios e as alegrias de ser família Mantiqueira. Acompanhe na íntegra a partir da página 18.