A avicultura é uma das fontes mais importantes na produção de proteína animal, além de ser uma atividade relacionada ao desenvolvimento econômico e social de diversos países. O alto desempenho é reflexo do aprimoramento das técnicas de manejo, de nutrição, dos programas de biosseguridade, de melhoramento genético, das tipologias construtivas, da modernização do modelo de gestão, bem como da tecnificação do sistema de produção das aves.
A edição de julho da Revista Mundo Agro mostra como a presença de pragas no sistema produtivo, sem o devido controle populacional, traz prejuízos técnicos, econômicos e são nocivas ao desenvolvimento de um sistema sustentável de produção, principalmente, quando da necessidade de utilização de insumos químicos que podem contaminar não só o produtor, mas também o alimento e o meio ambiente.
– As condições ambientais e a disponibilidade de alimento, água e abrigo, inerentes à produção intensiva de aves em sistemas industriais, oferecem o ambiente perfeito para o desenvolvimento e a proliferação da maioria das pragas encontradas nesse sistema produtivo. Várias dessas pragas são vetores de doenças tanto na produção quanto na saúde pública e comprometem a segurança sanitária do plantel e do produtor, bem como a segurança alimentar do consumidor.
– Seu controle é fundamental. Desta forma, é primordial a manutenção de um programa integrado de controle de pragas na propriedade rural, utilizando todas as técnicas existente para reduzir e (ou) eliminar a infestação. A integração das técnicas envolve as medidas de controle cultural, por meio de técnicas de monitoramento e conhecimento das pragas, medidas de controle mecânico, que envolve desde detalhes de construção, manejo de resíduos e práticas sanitárias, medidas de controle químico e, recentemente o uso de bioinseticidas e o seu melhor momento de aplicação, não só para prevenir perdas decorrentes do aumento da população, mas também que sejam economicamente viáveis e que determinem baixos riscos para a sustentabilidade.
– A presença de pragas no sistema produtivo, sem o devido controle populacional, traz prejuízos técnicos, econômicos e são nocivas ao desenvolvimento de um sistema sustentável de produção.
Acesse gratuitamente o conteúdo completo da Revista Mundo Agro.