O preço médio dos ovos para incubação na Rússia dobrou nos últimos meses, chegando a 40 rublos (perto de R$3,00) por unidade, informou o jornal russo Kommersant. Em janeiro de 2022, a demanda por ovos para incubação na Rússia excedeu a oferta em quase 30%, elevando os preços, explicou a empresa russa Zdovovaya Ferma.
Surtos de gripe aviária
A principal razão para a escassez são as restrições de caráter sanitário colocadas pelo Rosselhoznadzor no final de 2021 e início de 2022 na importação de produtos avícolas da Alemanha, França e Holanda após o registro de vários surtos de gripe aviária nesses países. Até certo ponto, o aumento dos preços também está associado à crescente demanda por ovos para incubação na China, acrescentou o Kommersant.
O quadro é semelhante ao que o mercado viu em 2021, disse Albert Davleyev, presidente da agência de consultoria russa Agrifood Strategy, acrescentando que no ano passado isso prejudicou o desempenho da produção avícola russa e estimulou os preços.
Em abril de 2021, também foi relatado que o preço por ovo para incubação no mercado russo quase dobrou, chegando a 30 rublos. Davleyev acrescentou que desta vez a escassez de ovos para incubação pode levar algumas granjas avícolas a adquiri-los de fornecedores não confiáveis. Tal passo aumentaria o risco de os agricultores enfrentarem várias doenças e sofrerem uma maior mortalidade de aves.
A Rússia importa cerca de 20% dos ovos para incubação, principalmente da União Europeia. Em 2020, o país importou 700 milhões de ovos para incubação. Sergey Lakhtyukhov, diretor geral da União Russa de Avicultores, disse que em 2022 acredita-se que esse número seja menor graças às medidas tomadas pelo Ministério da Agricultura da Rússia em 2021 com o objetivo de reduzir a dependência de importação de ovos para incubação.
Davleyev disse que as medidas visam melhorar a situação do mercado, mas é improvável que seu efeito seja sentido antes do final de 2022, com a meta de substituição de importações prevista para ser alcançada apenas em 2024. Davleyev acrescentou que, atualmente, as granjas avícolas de pequeno e médio porte da Rússia permanecem na dependência da importação de ovos para incubação.
O Ministério da Agricultura da Rússia disse ao Kommersant que não tinha informações sobre a escassez de ovos para incubação na indústria avícola russa. Alegou que todas as condições foram criadas para atender plenamente a demanda da indústria em ovos para incubação.