Safras & Mercado eleva previsão de produção de soja do Brasil e vê vendas em 35% do total

A safra de soja do Brasil em 2024/25 foi estimada nesta sexta-feira em recorde de 173,71 milhões de toneladas, ante 171,78 milhões de toneladas em estimativa anterior, de acordo com levantamento divulgado pela consultoria Safras & Mercado.

“A revisão das estimativas foi motivada por fatores climáticos e, consequentemente, pelas produtividades observadas”, afirmou o analista e consultor de Safras & Mercado, Rafael Silveira, em nota.

O ajuste positivo mais recente se concentra na região Centro-Oeste, especialmente no Estado de Mato Grosso, que apresenta um “quadro muito favorável nas lavouras”.

Se o número for confirmado, significaria uma elevação de 14,1% sobre a safra da temporada anterior, afetada por intempéries.

Por outro lado, ele destacou alguns pontos de atenção diante de condições climáticas desfavoráveis no sul do Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, que podem resultar em cortes e redução de produtividade nessas regiões.

Além de uma revisão para baixo nesses Estados, ele citou que uma leve redução na previsão de safra do Paraná também é esperada.

A consultoria também divulgou que a comercialização antecipada da safra, cuja colheita está começando, atingiu 35% da produção esperada, o equivalente a 60,83 milhões de toneladas.

As vendas aumentaram cerca de 4 pontos percentuais em relação ao levantamento do mês anterior.

Em igual período do ano passado, a comercialização antecipada era de 29,1% e a média para o período é de 39%.

ALTA PARA O MILHO

A produção brasileira de milho em 2024/25 deverá totalizar 135,743 milhões de toneladas, alta de quase 1 milhão de toneladas na comparação com a projeção de novembro da Safras & Mercado.

Na safra passada, o Brasil produziu 125,6 milhões de toneladas, segundo a consultoria.

“Houve uma melhora na estimativa de rendimento médio da safra verão frente aos 6.821 quilos por hectare previstos no levantamento anterior, agora estimada em 7.068 quilos por hectare, que supera os 6.443 quilos obtidos na safra verão 2023/24”, disse o analista Paulo Molinari, em nota.

Mas a maior parte da produção virá da segunda safra, estimada no centro-sul em 96,5 milhões de toneladas, contra 96,3 milhões em novembro. No ano anterior, a produção foi de 85,9 milhões de toneladas.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Empresas & Profissionais

Todo ovo tem uma etiqueta

Classificação de ovos moderna para todos tamanhos de mercado. A solução de classificação de ovos

Leia Mais

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp