Secretaria da Agricultura realiza curso de avicultura no Assentamento Vingt Rosado

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promove mais um curso de qualificação na zona rural de Mossoró. Desta vez, a comunidade contemplada é Vingt Rosado.

Grupo de mulheres da localidade está participando do curso de avicultura. A capacitação iniciou na última segunda-feira (23) e se estenderá até a próxima sexta-feira (27).

“É mais uma ação de qualificação que a Secretaria de Agricultura está realizando na zona rural. Recebemos uma demanda do grupo de mulheres do assentamento Vingt Rosado e estamos capacitando todas elas sobre a parte de avicultura, avicultura caipira”, destacou Faviano Moreira, secretário de Agricultura de Mossoró.

O titular da Seadru ressalta que todas as participantes possuem já uma criação, o que é um facilitador. “Todas já possuem uma criação inicial e querem se aperfeiçoar para conseguir aumentar a renda e auxiliar na fixação da mulher no desenvolvimento rural no campo”.

Em 2023, a Secretaria de Agricultura já realizou mais de 10 cursos de qualificação do homem e da mulher do campo. Os cursos realizados pela Prefeitura de Mossoró em parceria com o Senar permitem que os agricultores tenham uma renda extra a partir desses aprendizados que vão ser originados através desta ação.

Ao todo, mais de 130 agricultores e agricultoras da zona rural foram capacitados. A parceria levou às comunidades rurais cursos relacionados à produção de polpas, inclusão digital para agricultores e filhos de agricultores, operação e manutenção de tratores e de retroescavadeira.

O curso de produção e conservação de polpas de frutas, realizado nas comunidades Vingt Rosado, Quixaba, Hipólito, Jucuri e Apama capacitou 56 pessoas, sendo grande parte mulheres. O curso de Inclusão Digital ocorreu em Passagem de Pedra e teve a participação de 20 agricultores e filhos de agricultores que aproveitaram a iniciativa.

Já o curso “Operação e manutenção de tratores e arados agrícolas” capacitou 42 pessoas nas localidades de São Romão, Apama e Assentamento Favela/Mulunguzinho. Deste total, destaca-se a participação de duas mulheres. Por fim, o curso “Retroescavadeira”, realizado no Assentamento Terra da Esperança, teve 15 pessoas capacitadas.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp