Palestras, exposição de produtos, apresentação do Programa Vitrine Sustentável integraram a programação do Workshop de Avicultura, realizado nesta quarta-feira (06) no município de Jacundá, no sudeste paraense. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Prefeitura de Jacundá.
Participaram da oficina criadores, interessados em iniciar a produção; comerciantes e supermercadistas, que debateram políticas públicas para o setor de avicultura, metodologia de criação, estratégias de comercialização, evolução e genética na avicultura, e ainda condições sanitárias ideais.
Sobre evolução e genética, o palestrante foi o gerente comercial Danilo Barbosa de Castro, de Marabá. Ele ressaltou que a palestra abriu horizontes para os produtores. “Nós estamos aqui para trazer conhecimento sobre a melhor genética que tem no Brasil, para que eles tenham mais facilidade e tenham mais sucesso em suas produções. O workshop procura valorizar o agricultor supermercadista, proporcionando teoria e prática. O apoio que Jacundá está recebendo do governo do Estado, das entidades envolvidas, é fundamental, porque o produtor pode começar da forma correta, com toda a assessoria e apoio do governo do Estado, como também do município. Isso aí é garantia de sucesso”, explicou o palestrante.
Fomento à produção – O secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, ressaltou no evento a importância de iniciativas do governo estadual, por meio da Sedap, como o workshop, a fim de levar conhecimento e insumos aos produtores. “É fantástico ver o fomento da agricultura familiar e o apoio que o governo proporciona aos produtores. Sabemos que nosso alimento depende, sobretudo, do produtor, e por isso apoiamos todo incentivo ao setor. O Brasil é um dos maiores exportadores de aves e ovos do mundo. A avicultura no Pará é a segunda atividade no setor agropecuário no Estado. São 3,8 milhões de bicos produzidos por ano. Parabéns aos envolvidos”, frisou o secretário.
O coordenador Regional da Sedap, Fábio Alves, destacou que o Pará é produtor de uma grande quantidade de aves, mas absorve pouco do que produz. “Vemos a participação de secretários de Agricultura municipais, que vieram de cidades distantes, como Piçarra. Daí enxergamos a importância de trazer novas alternativas para esses produtores rurais”, disse Fábio Alves.
Ainda segundo o coordenador, os secretários de Agricultura dos municípios atualmente trabalham com pequenas criações, o que impulsiona os produtores, melhorando a qualidade de vida no campo e também na zona urbana, que compra o produto mais saudável e com valor para os trabalhadores rurais. “Tudo que nós fazemos pelo governo do Estado é com qualidade, com tecnologia”, acrescentou Fábio Alves.
A produção da pecuarista Judete Pereira Guimarães, que tem propriedade em Jacundá, chega a 350 ovos diários. Para ela, “é muito importante esse apoio, porque, às vezes, a gente erra. Erra na criação ou no quesito de alimentação. Eu comprei os pintinhos, e chegaram na minha fazenda dia 8 de maio do ano passado. No final de outubro do mesmo ano, praticamente todas estavam voltando. Então, o lucro veio logo. Eu recebo assistência da Sedap, que é fundamental na minha produção”.
Entrega de insumos – Em Jacundá, por meio do Programa Território Sustentável, a Sedap já doou para 100 produtores adubo para plantio, 6 mil sementes de açaí, 500 mudas de banana e outros insumos. Durante o ano passado, foram entregues mais de duas mil sementes para produção de sistemas agroflorestais.
Ao final do workshop foram entregues 600 quilos de adubo e 3 mil pintinhos aos produtores rurais. O coordenador da Sedap Thiago Catuxo também participou do evento, representando o titular da Secretaria, Giovanni Queiroz.