Ontem (terça-feira) teve início o Simpósio FACTA sobre Salmonella. O evento, que se encerra hoje à noite, debateu importantes pontos e demandas do setor avícola para a prevenção e controle do patógeno.
Importantes nomes da cadeia produtiva estiveram presentes virtualmente para debater o tema. Ontem, Hebert Trenchi (ALA Uruguai), Jaap Obdam (Holanda), Alberto Back (Mercolab), João Paulo Zuffo (Seara), Ana Lúcia Viana (MAPA), Priscila Koerich (Elanco), Gustavo Schaefer (Vaxxinova), Felipe Kroetz (Aviagen) e Marcos Rostagno (Phytobiotics) apresentaram suas análises e pontos aos quais a avicultura precisa avançar para garantir a segurança alimentar.
A proteção do consumidor, a legislação, a análise da Salmonella em aves, ovos incubáveis e vetores ambientais, programas de amostragem e muito mais foram apresentados.
As ‘palavras de destaque’ apresentadas foram: prevenção, higiene, desinfecção e controle visando a máxima segurança alimentar.
O trabalho feito nos incubatórios, a importância da rastreabilidade, o importante papel da biosegurança, a prevenção e higiene nos aviários e nos incubatórios, como melhorar a limpeza e a desinfecção e também, a fundamental atenção até mesmo nas fábricas de ração e nos frigoríficos.
Acompanhe na próxima edição da Revista do AviSite uma cobertura detalhada sobre o Simpósio FACTA sobre Salmonella e o que é preciso fazer para o desenvolvimento de uma equipe capacitada, o trabalho nas instalações e o correto trabalho junto aos equipamentos, de forma adequada para atender as necessidades da avicultura.