Evento teve como pauta principal a atualização do Regulamento Técnico Centro-Americano (RTCA) – que é a legislação compartilhada entre os países da América Central para o setor de alimentação animal.
O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações esteve presente na sede do Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura – IICA, em San José, na Costa Rica, para o V Workshop Latinoamericano de Asuntos Regulatórios de Nutrición Animal organizado pela Feedlatina, durante os dias 24, 25 e 26 de junho. O Sindirações foi representado pelo seu Coordenador de Assuntos Regulatórios e Qualidade, Bruno Caputi, e pelo Conselheiro, Roberto Betancourt, que também ocupa o cargo de presidência da Feedlatina. O Evento vem sendo realizado uma vez ao ano, com alternância entre os países sedes.
O Workshop foi realizado na América Central para aproveitar a discussão em andamento sobre a atualização do RTCA (Regulamento Técnico Centro-americano), que é a legislação compartilhada entre os países da América Central para o setor de alimentação animal. Os presentes puderam ouvir as autoridades locais que estão participando da revisão e puderam colaborar com sugestões de melhorias e modernização na legislação, possibilitando, no futuro, facilitar os registros e comércio internacional em toda a região da América Latina.
O Workshop também abordou as atualizações regulatórias da alimentação animal dos demais países, com destaque para palestra da Auditora Fiscal Federal Agropecuária, Vívian Palmeira, que trouxe as atualizações da legislação brasileira, e foi sucedida por atualizações regulatórias dos países Equador, El Salvador, México, Guatemala, Honduras e Argentina.
Durante o Workshop, os anfitriões (IICA) conversaram com os presentes sobre seus programas de mitigação da resistência antimicrobiana, desenvolvimento de sistemas de vigilância e respostas para emergências sanitárias, assim como, biologia molecular e biotecnologia como ferramentas para a alimentação animal.
O evento também teve um período destinado a apresentação dos trabalhos da Feedlatina para as autoridades presentes, em especial sobre o Guia de Aditivos da Feedlatina e o novo trabalho de harmonização de definições e terminologias para América Latina. Estas apresentações foram posteriormente discutidas pelas autoridades competentes e os representantes da indústria através de uma mesa redonda.
O Workshop ainda contou com a visita às instalações da sede central do IICA e ao laboratório da Universidade da Costa Rica, onde o serviço oficial da Costa Rica (SENASA) realiza as análises laboratoriais oficiais da área de alimentação animal.
O evento foi finalizado com uma reunião entre os associados da Feedlatina, que teve como destaque a discussão dos projetos técnicos novos e os que estão em andamento.