O mercado da soja opera em queda nesta manhã de quinta-feira (13) na Bolsa de Chicago, com o mercado realizando lucros e corrigindo suas posições depois de fechar na máximas de nove anos na sessão anterior. As cotações, por volta de 7h40 (horário de Brasília), recuavam entre 5,50 e 20 pontos, com o julho sendo cotado a US$ 16,29 e o setembro, US$ 14,74 por bushel.
Ontem as cotações subiram ainda refletindo os baixos estoques nos EUA, inclusive para a nova temporada, como foi confirmado pelo relatório mensal de oferta e demanda divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgado nesta quarta (12).
O clima favorável para os trabalhos de campo nos EUA, apesar de pontuais problemas, o bom ritmo do avanço do plantio também são acompanhados pelos traders e exercem uma pressão natural e sazonal sobre os preços.
Ainda nesta quinta, o mercado também se atenta aos problemas na ponte Hernando de Soto, em Memphis. Autoridades locais descobriram uma rachadura em uma parte importante da infraestrutura e que pode deixar a ponte a ponte fechada por meses.
O impacto do fechamento é bastante sério para o mercado norte-americano, uma vez que não afeta só o transporte pela rodovia I-40 – uma das mais importantes do país – como também o tráfego de barcaças no rio Mississippi.