Nesta manhã desta terça-feira (25), os preços da soja seguem trabalhando em campo misto na Bolsa de Chicago, com leves altas sendo testadas apenas nas primeiras posições. Perto de 7h30 (horário de Brasília), o contrato julho tinha US$ 15,28 e o novembro, que cedia 2,75 pontos, era cotado a US$ 13,59 por bushel.
As posições mais distantes seguem pressionadas pelo clima favorável nos EUA, que permite o bom avanço do plantio e o desenvolvimento da safra 2021/22. As previsões seguem indicando a chegada de boas chuvas para os próximos dias e as temperaturas se elevando.
De acordo com os últimos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a semeadura da soja está concluída em 75% da área, contra 61% da semana anterior. A média esperada pelo mercado era de 80%. Há um ano, o plantio estava em 63% e a média dos últimos cinco anos é de 54%.
De outro lado, o mercado acompanha o posicionamento dos fundos, o caminhar das demais commodities e o comportamento da demanda – com a China, neste momento, focada em compras de produto disponível aqui no Brasil.