Morreu de gripe aviária um boto encontrado encalhado em uma praia sueca no final de junho. O caso inédito marca a primeira vez que o vírus H5N1 é detectado nesse tipo de animal, conforme confirmou nesta quarta-feira (31) o Instituto Nacional de Veterinária da Suécia.
A veterinária Elina Thorsson confirmou que o caso de gripe aviária é o primeiro no mundo em um boto. Ela afirma que é provável que o mamífero “tenha entrado em contato com aves infectadas”, conforme conta em comunicado cedido à agência France-Presse (AFP).
O boto, que era macho, ainda estava vivo quando foi localizado em uma praia no oeste sueco. A população local ajudou a trazer o animal de volta ao mar para que ele nadasse em águas mais profundas, contudo, o animal estava sofrendo de exaustão e morreu na mesma noite, de acordo com a AFP.
Uma análise dos órgãos do boto detectou a presença do vírus H5N1, da influenza A aviária. “Ao contrário das focas, onde as doenças causadas pelo vírus da gripe foram detectadas várias vezes, houve apenas alguns relatos de vírus da gripe em cetáceos”, observa Thorsson.
O H5N1 também foi detectado anteriormente em outros mamíferos, incluindo raposas-vermelhas, lontras, linces e gambás, de acordo com o Instituto Nacional de Veterinária da Suécia. A Europa e a América do Norte sofrem atualmente um grande surto de gripe aviária entre aves selvagens.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), casos humanos de infecções ocorrem ocasionalmente, porém é mais difícil o contágio de pessoa para pessoa, em relação aos outros tipos. Quase todas as ocorrências em humanos foram em indivíduos que tiveram contato próximo com aves infectadas vivas ou mortas, ou ambientes contaminados pelo vírus.
Um grande número de infecções humanas também tem sido associado ao abate caseiro e subsequente manuseio de aves doentes ou mortas antes do cozimento, mas “não há evidências de que a doença possa ser transmitida às pessoas por meio de alimentos devidamente preparados e bem cozidos”, segundo a OMS.
Quando um humano é infectado, sua taxa de mortalidade é de cerca de 60%.Os sintomas da infecção pelo vírus da gripe aviária podem incluir febre (geralmente acima de 38°C), mal-estar, tosse, dor de garganta e dores musculares. Em casos avançados, existe a possibilidade de doença respiratória grave, síndrome do desconforto respiratório agudo e alterações neurológicas (estado mental alterado ou convulsões).