Surtos de Influenza Aviária e Doença de Newcastle causam escassez de ovos na Europa

A escassez de ovos no atacado está se tornando palpável na Polônia e em vários outros Estados-membros da UE, alertou a Câmara Nacional de Produtores de Aves e Alimentos para Animais da Polônia (KIPDiP), acrescentando que o aumento dos preços no atacado já se reflete no varejo.

Aumento no preço dos ovos

Em outubro passado os preços dos ovos subiram impressionantes 12% em comparação com setembro. Como resultado, os preços dos ovos, dependendo do tipo de produto, estão agora 50-60% mais altos do que um ano atrás, segundo cálculos da KIPDiP.

Em agosto, os avicultores poloneses previam a estabilização dos preços até o final do ano. Agora, essa previsão já não se confirma, segundo Katarzyna Gawrońska, presidente da KIPDiP.

A crise é atribuída a uma série de surtos de Influenza Aviária e Doença de Newcastle registrados nos últimos meses em diversos países europeus. Por exemplo, recentemente, um surto do vírus H5N1 foi relatado na granja Mach Drubez, na região de Pardubice, na República Tcheca. Cerca de 55.000 galinhas poedeiras foram abatidas em decorrência disso.

Muitas granjas atingidas pela gripe aviária no início deste ano ainda não se recuperaram, o que aumenta a pressão sobre a cadeia de suprimentos, como observou Gawrońska.

“Simplesmente não há ovos. Não conseguimos recompor nossos plantéis após os surtos de doenças infecciosas que os dizimaram. É impossível restaurar o desempenho da produção em apenas algumas semanas”, disse Gawrońska, acrescentando que a crise é sentida em toda a Europa.

Alterações nas medidas de biossegurança

O Ministério da Agricultura da Polônia desenvolve entendimentos com o chefe do serviço veterinário sobre a implementação de mudanças no sistema de biossegurança e vacinação para lidar adequadamente com a crise na indústria avícola, revelou recentemente o ministro da Agricultura, Stefan Krajewski. Ele admitiu que a situação é difícil e que os desafios veterinários afetam tanto os avicultores quanto os consumidores.

Diversas medidas preventivas foram adotadas na Polônia para evitar o cenário dos EUA, em que o país precisou recorrer a “importações emergenciais” para suprir a diferença entre oferta e demanda, observou Krajewski.

Vacinação e compensação

Para proteger o setor, o ministro afirmou que as autoridades veterinárias planejam, entre outras medidas, intensificar a vacinação contra a Doença de Newcastle e reforçar as medidas sanitárias nas granjas avícolas. Ele também garantiu que os produtores que cumprirem todas as medidas de biossegurança poderão contar com indenização do Estado por suas perdas.

 

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp