A Turquia começou a exportar cerca de 15 mil toneladas de ovos para os Estados Unidos, onde um surto de gripe aviária interrompeu o fornecimento, elevou os preços e levou a negociações com outros produtores, disse uma importante autoridade do setor ontem, quarta-feira.
Ibrahim Afyon, presidente do Sindicato Central dos Produtores de Ovos (YUM-BIR) da Turquia, disse que os embarques começaram este mês e continuarão até julho.
“A exportação ocorrerá por meio de nossas empresas associadas com as autorizações necessárias, enquanto duas empresas coordenarão o processo”, disse Afyon.
“Um total de 15.000 toneladas de ovos — o equivalente a 700 contêineres — serão enviadas.”
Os EUA têm trabalhado para conter a disseminação da gripe aviária, que foi detectada pela primeira vez em gado leiteiro no Texas em março passado e desde então se espalhou para vários estados. O vírus infectou quase 70 pessoas desde abril, incluindo um caso fatal, principalmente entre trabalhadores de fazenda expostos a aves ou gado infectados.
Um surto em aves que começou em 2022 exterminou cerca de 160 milhões de galinhas, perus e outras aves, contribuindo para a escassez de ovos.
Em resposta, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) concedeu aprovação condicional à empresa de saúde animal Zoetis (ZTS.N), abre uma nova abapara o uso de uma vacina contra a gripe aviária em aves.
A agência também está reconstruindo um estoque de vacinas adaptadas à cepa atual que afeta rebanhos comerciais e aves selvagens. leia mais
Diante das restrições de fornecimento, as empresas americanas buscaram mercados de importação alternativos, o que levou a negociações com produtores turcos, disse Afyon.
Ele disse que o acordo deve gerar cerca de US$ 26 milhões em receita de exportação. A Turquia está entre os 10 maiores exportadores de ovos do mundo, acrescentou Afyon.