– No ano passado, a Europa assistiu ao pior surto de gripe aviária já registrado. O último relatório da Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) mostra que, entre outubro de 2021 e setembro de 2022, o número de casos foi extraordinariamente alto e 50 milhões de aves foram abatidas nas áreas afetadas até agora.
Por isso, a Comissão Europeia anunciou novas regras em torno da vacinação, na esperança de controlar e prevenir a propagação da doença.
A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e aves aquáticas selvagens. Existem duas cepas: HPAI e LPAI. As novas regras da Comissão significariam uma estrutura comum para os países da UE, de modo que os programas de vacinação fossem coordenados.
A Comissão diz que combater os surtos de gripe é uma prioridade. De acordo com uma declaração divulgada recentemente sobre o assunto, a Comissão diz: “Esses surtos estão causando enormes danos a esse setor agrícola e prejudicando o comércio”.
Ele também observa que as políticas coordenadas da UE sobre a vacinação contra a gripe aviária permitiriam “movimentos seguros de animais e produtos de estabelecimentos e zonas onde a vacinação ocorreu”.
Em entrevista, um representante da AVEC, que representa a indústria avícola europeia, disse que nos últimos anos ficou mais difícil controlar a cepa de gripe aviária HPAI e que a vacinação, juntamente com outras estratégias, será necessária para controlar futuros surtos .
Por exemplo, deve-se implementar a supervisão da eficácia das estratégias de vacinação usando programas de vigilância. No entanto, estes podem ser caros, por isso é importante que os custos não sejam colocados apenas nos produtores de aves, pois isso pode se tornar uma séria barreira comercial.
Roxane Feller, da AnimalhealthEurope, acrescentou: “A indústria de saúde animal está pronta para contribuir com campanhas de vacinação se e quando houver necessidade, desde que autoridades e governos forneçam orientações claras com cronogramas compatíveis com o desenvolvimento e a fabricação de vacinas”.