O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) relatou mais 15 detecções de gripe aviária H5N1 em mamíferos, incluindo gatos domésticos, em quatro diferentes estados.
Os últimos gatos a testar positivo para o vírus eram do Kansas, Pensilvânia, Iowa e Illinois. As datas de coleta de amostras variam de 19 a 24 de março. Não está claro se algum dos casos está relacionado à exposição a alimentos crus contaminados.
As detecções recentemente relatadas também incluem cinco gambás, três no Novo México e dois no Texas, dois ratos domésticos em Iowa, uma raposa do Ártico no Alasca, uma raposa vermelha em Nova York, um guaxinim em Kentucky e um lince em Connecticut.
Nos últimos 2 dias, o APHIS também confirmou mais dois surtos em aves, um em uma granja de galinhas poedeiras em Indiana e o outro envolvendo uma criação doméstica em Maryland.
Além disso, o APHIS confirmou mais uma detecção em gado leiteiro de um rebanho na Califórnia, elevando o total nacional desde março de 2024 para 996, o que inclui 758 da Califórnia.