Domingo, 19 de Novembro de 2017

Produção de Ovos e Consumo Per Capita no Brasil em 2016

Dados divulgados no relatório anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), indicam que o volume de ovos comerciais produzidos no país atingiu quase 39,2 bilhões de unidades em 2016 e sofreu o primeiro retrocesso do novo século ou, do terceiro milênio.

O índice de redução, inferior a 1%, pode ser considerado pequeno frente à crise econômica que vem assolando o país, causando aumento do desemprego e tirando a capacidade aquisitiva do consumidor. 

Um dos motivos para o baixo índice de retração pode ser exatamente a capacidade do setor em trabalhar com alimento nobre, saudável e com preços bem acessíveis à grande maioria da população.

Mesmo com essa involução, a produção de ovos teve bons índices de crescimento nos últimos anos. Na década anterior (2001-2010) o volume de ovos evoluiu 3,4% ao ano, enquanto no decorrer da presente década a expansão anual atinge 4,3%. 

Isso fica mais perceptível na evolução do consumo per capita do último sextênio, quando saltou de 148 ovos em 2010 para 190 ovos por habitante em 2016. 

Para o corrente ano a avicultura de postura comercial alojou pintainhas suficientes para aumentar a produção de ovos e crescer internamente e externamente. Mas, diante da crise interna que continua afetando a economia no decorrer de 2017, o avanço no consumo per capita, se houver, tende a ser pequeno. 

Nossos Parceiros
Boehringer IngelheimAdisseo
PleyadesPhileo
AgroceresDeHeus
MSD